domingo, 4 de janeiro de 2009

Carta aos Catequistas!

Caros Catequistas:
“Sem a catequese, Jesus seria esquecido, a Igreja passaria a ser uma instituição em decadência, a humanidade decairia a níveis infra-humanos.A catequese é o sangue do corpo de Cristo que é a Igreja. É o sucesso de Jesus e de seu reino, é o bem para a família e a humanidade, é como o ar que faz a Igreja viver e sobreviver.
Graças a catequese, adultos, jovens, e crianças conhecem, amam e seguem a Jesus e seu Evangelho.Catequizar é humanizar, libertar , evangelizar,salvar, santificar. É fazer ressoar a mensagem do Evangelho. Você, catequista, é pai e mãe espiritual de seus catequizandos. A sala de catequese é um novo útero que gera os cristãos de hoje, graças a acção do Espírito Santo. Seus catequizandos são seus filhos, sua nova família.
Os pais, os párocos, as lideranças da Igreja, tem a obrigação de apoiar, incentivar e zelar pela catequese porque esta em jogo a glória de Deus, a salvação das pessoas, o futuro da igreja, o crescimento da humanidade.
Para o (a) catequista dar conta da missão que lhe foi confiada, deve rezar pessoalmente, fazer a leitura orante da Bíblia, preparar bem os temas dos encontros, participar da vida da comunidade. Assim fará uma experiência religiosa fascinante e transmitirá esse fascínio por Jesus e pela igreja na catequese. Jesus deve ser a fascinação dos catequizandos. Deste modo eles não abandonarão a Igreja, nem Jesus e o mundo será melhor.
Catequizar é um ato de fé, de amor de humanismo.
Quem ouve a catequista, escuta o próprio Jesus e sua mensagem. Esta missão é tão alta e tão nobre…

Os primeiros catequistas são os pais e isso desde o útero materno. Outra catequista famosa é a comunidade cristã, com sua liturgia, sua pastoral e seu dinamismo apostólico. A responsabilidade da catequese é de todos. Adultos , jovens e crianças quando bem catequizados transformam-se em cidadãos forjadores da nova sociedade, em discípulos de Jesus…
Você, já esta lendo estas linhas, não pode vir a ser catequista? Jesus merece ser conhecido, amado, seguido. O catequista gera personalidades humanas, discípulos de Jesus, cidadãos conscientes e, principalmente, santos e santas para a glória de Deus e a felicidade da humanidade.”

DOM ORLANDO BRANDES é arcebispo de Londrina

Sem comentários: